Fui convidada pelo Nando Damázio a participar desta blogagem coletiva contra o tabagismo, o que muito me honrou pela proporção do meu blogue em relação a todos os outros.
Posso ser uma gotinha de água ou mesmo um grão de areia, mas a união faz a força e em razão disto existem oceanos e desertos.
Bem, não consigo entender como alguém consegue manter-se prisioneiro de qualquer tipo de droga, bebida ou mesmo cigarro que muitos insistem em dizer não serem drogas.
Todos são conhecedores dos males provocados por aquele tal cigarrinho, mas preferem pensar que estes problemas só acontecerão com os outros, nunca - jamais com eles próprios.
Como existe a verdade de que uma imagem diz mais do que mil palavras e muitos dirão tudo aquilo que não consegui expressar nesta postagem, resolvi dar minha contribuição em imagens:
Pulmão de um fumante
Pulmão de um não fumante
Doença periodontal em paciente fumante e portador de cardiopatia.
Câncer de Língua de um fumante
Lesão hiperplásica e ulcerada em lábio de fumante
Câncer de lábio de um fumante
Fotos gentilmente cedidas pelo cirurgião vascular Jackson Caiafa, diretor médico da Espécial, Clínica dos Pés, Rio de Janeiro, disponíveis no site da Dra. Shirley Campos.
1 2
3 4
5 6
7
A tentativa de preservar a maior parte possível do membro de um paciente fumante que gangrenava em sua extremidade (fotos acima), revelou-se frustrante. Uma vida foi salva, sem, no entanto, impedir que a equipe do dr. Caiafa ficasse face à face com uma grande mutilação humana. E nós, com a indagação de quando iremos conseguir acordar as pessoas para os imensos riscos do tabagismo.
Recém nascido mãe fumante
Amputação em fumante
Veja o que dizem alguns membros da indústria do cigarro:
"A nicotina causa dependência. Nosso negócio, então, é a venda de uma droga." (Addison Yeaman, da Brown & Williamson, 1963)
"Para o principiante, fumar um cigarro é um ato simbólico. Eu não sou mais o filhinho da mamãe, eu sou durão, sou um aventureiro, não sou quadrado... À medida que o simbolismo psicológico perde a força, o efeito farmacológico assume o comando para manter o hábito..." (Philip Morris, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento, "Por que se Fuma", 1969)
Wayne McLaren, o "cowboy" de uma famosa marca de cigarros, morreu de câncer de pulmão em 1992, aos 51 anos de idade.
Na cama, de olhos semicerrados, a boca aberta no esforço desesperado por ar, a cabeça sem cabelos, os ossos salientes pela magreza do doente termina. No colo dele, uma fotografia tirada apenas dois meses antes daquele momento final. Na imagem, um homem robusto, musculoso e de farta cabeleira loira aparece com o filho pequeno nos braços.
A divulgação das fotos chocantes foi o último desejo do moribundo, Bryan Lee Curtis, um americano de 34 anos devastado pelo câncer nos pulmões. O motivo para tornar pública a própria agonia foi a esperança de servir de alerta sobre os malefícios do cigarro.
Enquanto agonizava, em 3 de junho, sua mãe ligou para o St. Petersburg Times, jornal da cidade de St. Petersburg, na Flórida, pedindo a presença de um fotógrafo. As 11h56, Bryan morreu em casa, ao lado da mãe, da mulher, Bobbie, e do filho Bryan Jr. de 2 anos. Em poucos dias, o retrato de sua morte espalhou-se pelo mundo.
O que choca na imagem é a certeza de que não se trata de modelos maquiados num estúdio. Bryan estava morrendo e o cigarro - ele começou a fumar aos 13 anos, consumia dois maços por dia e só parou às vésperas da morte, quando lhe faltou força para aspirar a fumaça - foi realmente o principal responsável pela doença.
Se as imagens não foram suficientes para convencer, veja os dados do site do INCA, que demonstram os resultados de pesquisas e estudos que mostram que o tabagismo é responsável por:
- 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);
- 25% das mortes causadas por doença coronariana - angina e infarto do miocárdio;
- 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa etária abaixo dos 60 anos;
- 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos;
- 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;
- 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
- 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero);
- 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral).
O tabagismo ainda pode causar:
- impotência sexual no homem;
- complicações na gravidez;
- aneurismas arteriais;
- úlcera do aparelho digestivo;
- infecções respiratórias;
- trombose vascular.
As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer.
Estimativas sobre a incidência e mortalidade por câncer no Brasil, publicadas anualmente pelo INCA indicam que, em 2003, 22.085 pessoas adoeceram de câncer de pulmão (15.165 entre homens e 6.920 entre mulheres) causando cerca de 16.230 mortes. Desse total de óbitos, 11.315 - homens e 4.915 - mulheres.
O cigarro é, hoje, o maior problema de saúde pública mundial. Mata mais que a Aids, a Malária e a Varíola, juntas. No Brasil, morrem cerca de 105 mil pessoas por ano (fonte INCA- MS), tendo dedos, pernas, braços amputados; sem poderem respirar por conta de câncer de pulmão ou enfisema; sem mandíbulas; com o rosto desfigurado; sem esôfago; com câncer de próstata, etc.
Caso não tenhas idéia do significado destes números, basta imaginar um Maracanã lotado, em dia de final de campeonato e um ano depois, imagine-o vazio, triste e escuro.
Só que ao contrário de uma final de campeonato, todos se foram (sumiram) por conta do cigarro.
Se não bastasse tudo isto depois de uma carga enorme de sofrimentos.
Diga NÃO AO CIGARRO. Decida por você. Salve sua própria vida.
VOCE DEVE ESTAR DIZENDO: SÃO HORRIVEIS ESTAS IMAGENS, É CHOCANTE DEMAIS PARA UMA PUBLICAÇÃO.
A MINHA RESPOSTA A ESTE COMENTÁRIO É: DEVE SER POR ISTO QUE AS PROPAGANDAS NA TV MOSTRAM SEMPRE LUGARES LINDOS, FAZENDAS MARAVILHOSAS OU MESMO COMO NOS COMERCIAIS DE CERVEJA O "CARA" QUE CONSOME - TÁ SEMPRE CERCADO DE MULHERES BONITAS.
NÃO ACHAS REALMENTE QUE VEICULARIAM IMAGENS COMO ESTAS PARA OFERTAR ESTES PRODUTOS, NÃO É MESMO????
SE VEICULASSEM - VOCÊ USARIA??
Fontes de informações e imagens: www.cigarro.med.br, www.artenosite.com.br, www.cdmmedicalcenter.com.br, www.coursejournalmedicina.blogs.sapo.br, www.drashirleydecampos.com.br, www.estadao.com.br, www.veja.com.br, www.inca.gov.br , www.google.com.br