Ontem assistindo a um canal de TV, vi uma cena que me fez pensar e voltar aos tempos de criança, o personagem comia um pedaço de bolo de laranja feito por sua mãe e comentou que aquele bolo tinha sabor de infância.
Num estalo me veio em mente os cheiros e sabores da minha infância e resolvi deixá-los aqui registrados:
Pipoca de cinema - não exatamente de cinema, mas aquelas vendidas por pipoqueiros de rua. Lembro-me do cheiro e do sabor, apesar de na época ser bem pequenina. Minha mãe conta que quando passeávamos e "euzinha" achava um pipoqueiro na rua ficava pulando feito uma pipoca na frente da pipoqueira até comprarem um pacotinho.
Bolinho de Chuva - inesquecível e para sempre é o sabor do bolinho que meu avô fazia, além de deliciosos ficavam achatadinhos ao invés do tradicional bolinha que todo mundo faz.
Bolo caseiro - ninguém até hoje fez bolo como minha madrinha fazia. Chegava a sua casa e sabia que era dia de bolo. Ela por sua vez já separava tudo e batia a massa e colocava para assar, aquele cheirinho e sabor - até hoje dá água na boca de lembrar.
Sanduíche de Sardinha - exatamente, é essa mesmo que você está pensando, os aniversários dos amiguinhos eram imbatíveis com os sanduíches de pão pullman com patê de sardinha, cortados em quatro formando pequenos quadrados, é o famoso sabor de infância. (com Tubaína porque na época não podíamos comprar guaraná para tanta criança - Uhnnnn bom muito bom).
Bolo com recheio de goiabada - era outro item que não faltava nas festinhas. Como ninguém tinha condições para contratar uma empresa para organizar uma festa infantil, as próprias mamães faziam as guloseimas.
E por fim outros cheiros:
Cheiro de VINIL das bonecas que ganhava no dia de Nata. Naquela época não se dava presentes a torto e a direito para as crianças, por hábito e por falta de condições, então quando a empresa que meu pai trabalhava entregava os presentes de Natal, ficavam guardados e escondidos até a noite de Natal. E o cheirinho de brinquedo novo - AHHHHH era bom demais.
Cheiro de chuva, dizem que chuva não tem cheiro, mas vem com o ar uma fragrância "da chuva falando que está por perto".
Cheiro de terra molhada.
Cheiro da colônia pós-barba do papai.
Cheiro do pó facial da mamãe.
Por hoje é só esse devaneio. Super beijos e um lindo final de semana para todos.
Carol