segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Postura

Para receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição.
Por Isabelle Lindoteisabelle@bemleve.com.br. Já reparou que quem senta com as costas tortas e deixa os ombros caídos parece que está cansado? Essa posição deixa o corpo desalinhado e faz com que pareçamos menores, além de deformar o corpo. Por conta do corre-corre cotidiano, cada vez mais pessoas desenvolvem problemas posturais, que estão intimamente ligados ao excesso de trabalho e à falta de atividade física. E o pior é que, fora a parte estética, os desvios de postura podem trazer danos à saúde e dificuldade respiratória. Estar em dia com o condicionamento dos músculos das costas (grande dorsal, redondos maior e menor, rombóides, paravertebrais, trapézio e porção posterior do deltóide) é essencial para o equilíbrio postural. Os músculos abdominais (reto abdominal, oblíquos externos e internos e o transverso) também precisam estar fortalecidos para conseguirem 'segurar' a postura e as costas. Atividade física e tratamentos alternativosComo a questão do fortalecimento muscular é primordial, não tem jeito: é preciso malhar. O recomendado é fazer exercícios localizados para as costas com pesos ou nos aparelhos de musculação. Para isso, fale com seu professor da academia e explique qual seu objetivo. Os abdominais também são necessários, sempre tomando cuidado para não forçar a coluna, senão você pode piorar o problema. Buscar orientação de um professor de educação física é a melhor maneira de praticar uma atividade segura e direcionada. Alongar o corpo é outro ponto-chave para reequilibrar o corpo, pois alivia os músculos peitorais e auxilia os músculos das costas a se regenerarem depois dos exercícios. Uma boa pedida é buscar alívio no RPG (Reeducação Postural Global), uma técnica alternativa que possui exercícios específicos orientados por um fisioterapeuta. O Pilates é outra opção que também ajuda a alongar o corpo e ativa a consciência corporal. O que importa é buscar uma forma de melhorar os problemas de postura para aliviar dores e melhorar a qualidade de vida.


Mais informações:


Academia Aquasport (SP) - http://www.aquasport.com.br/


Academia By Fit (RJ) - http://www.byfit.com.br/

5 comentários:

  1. Muito boa a matéria deste post Carol e percebí que o ES.HISTÓRIAS é um blog novo, portanto, desejo sucesso e já o coloquei em meu Blogroll e também já pesquei seu banner, como incentivo para você iniciar na blogsfera. Vou indicar o seu blog aos parceiros do Leia-me. Seja bem vinda.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos, agradeço o incentivo. De fato sou bebezinha na blogsfera e sei que ainda apanharei bastante para ter um blog semelhante ao seu. Vou tentar me aprimorar para não decepcionar os leitores.

    ResponderExcluir
  3. Amiga Carol, estou te convidando a participar do Meme criado pelo Leia-me, com o fim de fazer com que os blogueiros se aproximem, façam amizade e troquem informações. Vale ver o post original no Leia-me: MEME - INDIQUE 3 BLOGS E RECEBA MAIS COMENTÁRIOS. Fico feliz por sua participação, ainda que você leve um tempo para conseguir suas indicações, pois o objetivo e aproximar os blogueiros para que todos divulgem os colegas.

    ResponderExcluir
  4. Querida Carol
    O Carlos é mesmo um amor!
    Adorei seu template vc soube escolher o mais lindo que já vi.
    Vou colocar seu blog no meu blogroll.
    E qualquer coisa que precisar pode contar comigo.
    Qdo tiver um meme vou chamar para participar, Ok?
    Sucesso!!!
    Obrigada
    A matéria está perfeita,muito boa!
    Bjs Ingrid Ferrari (FHAZ)

    ResponderExcluir
  5. Olá Ingrid,
    Jogando todos os nossos confetes, ele é realmente um amor. rss
    Que bom que vc gostou, tentei encontrar algo bem diferente.
    Fico feliz por vc me colocar no seu blogroll, e estarei te colocando no meu também.
    Me avise do seu meme e participarei com certeza.
    É bom saber que podemos contar com as pessoas, e da mesma forma pode contar comigo.
    Obrigada e sucesso para voce também.
    Bjs

    ResponderExcluir

Caro leitor:
Meus sinceros agradecimentos por sua atenção em comentar esta postagem.
Sua opinião será sempre muito importante para o desenvolvimento do blog e crescimento pessoal.
Beijokas